Música no Ensino Fundamental
1.
Público Alvo: Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas
de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os
afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das
práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando
está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e
"ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento
criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade,
altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a
relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique
através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos
conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da
interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula
interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no
grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a
desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade
artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical
complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores
clássicos e populares.
4.1
OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da
música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento
criador de música.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Reconhecer a importância da música na
nossa vida.
·
Saber diferenciar diversos ritmos
musicais.
·
Desenvolver a criatividade e a
habilidade de interpretar letras de músicas populares.
·
Identificar vários instrumentos.
·
Criar o hábito de fazer uma audição
consciente.
·
Motivar para a vivência da música.
·
Desenvolver a sensibilidade auditiva,
o senso rítmico e a coordenação motora.
·
Identificar materiais da região que
se prestem à criação e novos instrumentos.
·
Enriquecer com uso de novos
instrumentos.
·
Propiciar a socialização através de
atividades em conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário